Aronia

Aronia

Características de Aronia

Se você quiser saber as informações mais completas sobre a aronia, visite nosso blog post "O que é arônia".

Venda online de plantas de aronia

Aronia é um gênero de plantas pertencente à família Rosaceae; São arbustos de tamanho médio, com lindas flores brancas que produzem frutos pretos ou vermelhos. Como outros frutos vermelhos ou bagas, como mirtilos, groselhas, framboesas ou amoras,Tem um grande interesse tanto pelos seus frutos super nutritivos como benéficos para a nossa saúde, bem como pelo grande valor que proporciona como planta ornamental, sendo o complemento perfeito para os nossos hortas, jardins ou terraços.

Se você quiser saber todos os dados sobre aronia Clique aqui e acesse nosso post no blog onde explicamos tudo sobre esta fruta

Existem 3 espécies de Aronia na natureza; Aronia melanocarpa, que é a aronia de frutos pretos, e Aronia arbutifolia, a aronia que produz frutos vermelhos. E recentemente, os últimos estudos sobre a classificação da aronia criaram uma nova espécie, que é uma hibridização natural das 2 anteriores, chamada Aronia prunifolia, que também produz frutos pretos e embora a planta seja quase semelhante à Aronia melanocarpa, suas folhas no outono adquirem uma cor vermelha brilhante semelhante às plantas de aronia vermelha.

Como já mencionamos, Aronia é um termo que define um gênero de arbustos pertencente à família Rosaceae; A palavra aronia é a palavra mais comum em todo o mundo, embora também seja conhecida por outros nomes, como Aroniaberry ou “Chokeberry”, que é o termo inglês com que os primeiros colonos apelidaram esta fruta quando a descobriram através dos índios da América do Norte, de onde ela é originária.

A Aronia é uma planta muito fácil de cultivar graças à sua elevada resistência e grande adaptabilidade a diferentes climas e condições de solo. Essa resistência fica evidente no inverno, podendo suportar temperaturas de até 35 graus abaixo de zero. Além disso, podemos encontrá-lo tanto em ambientes húmidos como pântanos, sapais ou zonas arborizadas, como em ambientes secos e arenosos ou pedregosos como margens de estradas, encostas ou falésias, uma vez que também tolera a névoa salina do mar e a seca.

As plantas Aronia são arbustos decíduos de tamanho médio com vários caules desde a base, entre 1 e 2 metros de altura. As plantas de Aronia têm folhas verdes escuras profundas, enquanto a parte inferior é verde clara e ambos os lados são macios ao toque. As folhas permanecem verdes durante todo o verão e protegem os frutos do excesso de luz solar direta. Quando chega o outono, eles adquirem lindos tons amarelo-laranja-avermelhados, que vão tingir os nossos jardins ou terraços com cores espetaculares.

A flor é branca e brilhante, composta por 5 pétalas e seus estames apresentam uma característica e bela cor rosa. Normalmente podem ser formadas até 15 flores por cacho, alguns autores chegam a falar em até 30 flores, esses cachos costumam ter cerca de 5cm de diâmetro. Uma grande vantagem da floração tardia da aronia é que o risco de geadas é mínimo, podendo ser cultivada desde zonas de alta montanha até zonas próximas do mar.

Em meados de agosto podemos começar a colher os primeiros frutos de aronia. No caso da Aronia melanocarpa, seus frutos ficam completamente pretos quando maduros. A planta produz cachos de frutos que pendem de pedicelos vermelhos muito marcantes. Os frutos são completamente redondos e menores que um mirtilo. Medem de 6 a 12 mm de diâmetro e pesam aproximadamente 1 grama.

!Uma planta adulta de aronia em boas condições pode produzir entre 3-5 kg ​​​​de frutos por temporada!

O consumo de aronia nos proporciona grandes benefícios à saúde devido ao seu alto teor de antioxidantes, vitaminas e minerais. Mas se a aronia se destaca por alguma coisa é pelo seu altíssimo teor de antocianinas (antioxidantes), que são responsáveis ​​pela sua cor preta.

As propriedades antiinflamatórias e antioxidantes da aronia,recentemente levaram a pesquisas sobre seu uso como alimento funcional para contribuir na prevenção de doenças causadas pelo estresse oxidativo, como certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e inflamações crônicas.

Além de seu alto teor de antioxidantes como as antocianinas, as frutas Aronia também contêm altos níveis de ácido fólico, vitamina C, vitamina K, manganês e fibras.

Viveiro especializado em plantas de aronia

<< volver

Vivero Arándanos El Cierrón Frutos del Bosque

Localización

Les Vegues, 33311 Fuentes, Asturias
Antes de pasar a visitarnos llámanos para concertar una cita

Atención telefónica

Lunes a Viernes
08:00am - 18:00pm